Já é possível notar que o número de trabalhadores autônomos vem crescendo muito desde 2012, mas com a pandemia deu um grande salto. Isso acontece muito porque hoje muitas pessoas estão pensando além da carteira de trabalho quando o assunto é benefício, segurança e estabilidade, e para esse cenário existem atualmente muitas formas de empreender, entre elas, as franqueadoras.
Entre as franqueadoras que mais se destacam esta a Honest Market Brasil, uma franqueadora de minimercados autônomos que atua em todo Brasil e se baseia no sistema Self-Checkout, dispensando a presença de funcionários.
“Por mais que as pessoas pensem que empreender demanda ideias grandiosas e inovadoras, o que não é real, o nosso país também sofre com muitas instabilidades políticas e econômicas, dando força a este senso comum”, diz Ana Paula Moraes, co-fundadora do Honest Market Brasil, que hoje conta com mais de 100 franquias ao redor do país, majoritariamente em condomínios e prédios comerciais.
Colocar a mão na massa nem sempre é fácil, mas é a única forma de acabar com esse medo de empreender.
“Dar o primeiro passo não significa que as coisas vão se concretizar. Os clientes nem sempre vão achar tudo perfeito e nem sempre serão dias de glória. Para ser um bom empreendedor, é necessário enxergar as derrotas como aprendizado e oportunidade de melhoria. O mercado procura pessoas que fazem o básico, bem feito”, diz ela.
Para que essa mentalidade mude, é preciso superar a ideia difundida desde a escola de que o regime CLT é a única saída, afina, falta ensino de educação financeira básica na escola brasileira.
“Os jovens precisam se aproximar da ideia de que empreender não é um bicho de sete cabeças. A multidisciplinaridade profissional e a gestão de uma companhia deve ser apresentada como uma possibilidade desde cedo”, defende.
FONTE:
https://www.terra.com.br/economia/dinheiro-em-dia/cultura-de-clt-como-superar-o-medo-de-empreender-video,43853ecdd413851e01cb9aa88d756912fcxsnxfa.html.